Sobre a TV INES 

ACESSIBILIDADE, QUALIDADE E INOVAÇÃO: TV INES INTEGRA PÚBLICOS SURDO E OUVINTE

Parceria do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP) viabiliza a primeira webTV em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legendas e locução

O País tem mais de 9,7 milhões de pessoas com dificuldade auditiva, de acordo com o último Censo do IBGE. Por isso, cresce entre surdos e ouvintes o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei 10.436, sancionada no dia 24 de abril de 2002.

A estreia da TV INES na internet também se deu num 24 de abril – reforçando a relação entre a conquista legal dos surdos brasileiros e a conquista de um canal de webTV acessível a todos.

A TV INES prioriza Libras e conta com legendas e locução em todos os produtos – o que a torna única na proposta de integrar os públicos surdo e ouvinte numa grade de programação bilíngue, já que Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa e tem gramática, sintaxe e léxico próprios.

O desafio diário de produzir um canal de televisão bilíngue e construir narrativas audiovisuais que conjuguem Libras e Língua Portuguesa, integrando públicos, é enfrentado por uma equipe de profissionais de televisão surdos, ouvintes, tradutores intérpretes e profissionais do Ines.

Na web 24 horas por dia (em streaming e vídeo on demand) e em aplicativos para celulares, tablets e televisões conectadas à internet, a TV INES oferece uma grade de programação eclética com foco na comunicação educativa: informação, cultura, entretenimento, esporte, documentários, desenhos animados, tecnologia, aulas de Libras, revistas eletrônicas, filmes com legendas descritivas e um talk show em língua brasileira de sinais.

A Roquette Pinto desenvolveu aplicativos que podem ser baixados gratuitamente para aparelhos com sistema Android,  iOS e Windows Phone. Quem tem uma Samsung Smart TV (também chamada de TV conectada) pode acessar a tela Smart Hub, baixar o aplicativo da TV INES e ter acesso ao serviço de vídeos sob demanda (VoD). Desde a sua estreia, a TV INES conquista de maneira crescente e constante grande audiência nas diferentes plataformas e, em maio de 2014, ganhou o Troféu do Júri no Prêmio Oi Tela Viva Móvel – principal premiação para inovação em conteúdo móvel no Brasil.

Em 24 de abril de 2014, data de seu primeiro aniversário, a TV INES presenteou a comunidade surda com um novo e mais acessível portal de internet. Além de assistir a todos os vídeos produzidos e exibidos pelo canal, o usuário pode também enviar seus vídeos colaborativos, comentar as publicações, avaliar os programas e interagir com a TV INES nas redes sociais, sem precisar sair do portal.

Desenvolvido pela  Roquette Pinto  com a colaboração de profissionais surdos e ouvintes, o novo portal da TV INES se inscreve na filosofia da comunidade surda: “nada sobre nós, sem nós” e justifica, na prática, o slogan: TV INES – Acessível Sempre.